Eu me interesso pelo tema e também pelo Clube, mas não tenho o costume de ler. Como posso participar?
O Clube de Leitura Antirracista existe para facilitar o aprendizado antirracista para você!
Durante os 6 meses de duração, vamos estudar 4 livros, 2 podcasts e 1 filme – ou seja, teremos diferentes formatos para abordar os temas selecionados, aprendendo, nos surpreendendo e nos divertindo ao mesmo tempo. No nosso método exclusivo, lemos os livros aos poucos e intercalamos com os podcasts e com o filme, visando proporcionar leveza e tempo para nossas mentes processarem cada nova ideia.
Além disso, os Guias de Leitura servem para orientar o estudo de cada obra, explicando e resumindo os pontos mais importantes – proporcionando, inclusive, que você participe das discussões coletivas mesmo que não tenha conseguido ler os livros.
Vem com a gente! Este clube é para você!
Quem faz o Clube
ARLANE GONÇALVES
Fundadora do Clube de Leitura Antirracista
ARLANE GONÇALVES
Fundadora do Clube de Leitura Antirracista
CEO Fundadora da AGC, Consultoria de Cultura, Equidade e Comunicação e Idealizadora do podcast Projeto de Assis. Sua missão é trabalhar e inovar por mais igualdade nas organizações – e para além delas. É Professora, Palestrante, Mentora, LinkedIn Top Voice, e duas vezes Prêmio Feedz RH. É autora da newsletter Mentalidade Inclusiva e fundadora do Clube de Leitura Antirracista. Coautora do livro Diversidade e Inclusão e suas Dimensões – Volume II.
SUZANE JARDIM
Especialista Convidada
Especialista em Relações Étnico-Raciais
SUZANE JARDIM
Especialista Convidada
Especialista em Relações Étnico-Raciais
Historiadora e pesquisadora de Direitos Humanos e Criminologia; mestranda em Ciências Humanas e Sociais. Educadora em questões Étnico-Raciais.
Além disso, teremos participações especiais!
NO CLUBE DE LEITURA ANTIRRACISTA VOCÊ TERÁ ACESSO A
Dicionário Antirracista
Publicação exclusiva
Aula bônus “10 coisas que você precisa saber para começar os seus estudos antirracistas”
Experiência guiada por Arlane Gonçalves e Suzane Jardim.
Guias de Leitura em vídeo, áudio e PDF para cada obra.
Discussões Coletivas
online e ao vivo.
Participação de pessoas convidadas especiais.
Instagram, Grupo de WhatsApp e Newsletter exclusivos.
Conteúdo produzido por especialistas.
Espaço para
dúvidas anônimas.
Acesso de 1 ano a todo o conteúdo.
Não basta não
ser racista.
É preciso ser
antirracista.
Angela Davis
Professora e filósofa norte-americana
O Clube é para você que
Quer fazer parte de um espaço seguro para aprender junto, se conectar com outras pessoas interessadas no tema, trocar experiências, reflexões e aprendizados.
Ainda sente insegurança ou receio quanto aos temas raça e racismo.
Se incomoda com as desigualdades e quer aprender mais a respeito.
Deseja se empoderar no tema para poder fazer a diferença.
Deseja adquirir conhecimento para conversar com suas filhas e filhos a respeito.
Quer exercer uma postura antirracista em todas as dimensões da sua vida.
Deseja viver numa sociedade mais justa e mais igualitária para todas as pessoas.
Como funciona o Clube de Leitura Antirracista
O Clube de Leitura Antirracista (CLA) acontece no formato online, com os conteúdos disponibilizados na Hotmart. Após se inscrever, você tem acesso a um grupo de WhatsApp e à nossa comunidade fechada no Instagram. Nestes fóruns, você vai receber avisos sobre a liberação dos materiais, assim como as informações quanto às Discussões Coletivas ao vivo e outros eventos. Após se inscrever, é importante que você também adquira os seus livros.
As atividades serão iniciadas no dia 03 de janeiro de 2024 e vão até junho.
As obras selecionadas foram pensadas com muito cuidado, focando na didática e num conjunto de temas conectados que ampliem a nossa mente, através da ficção e da não-ficção, e de diferentes formatos. Confira:
Racismo Brasileiro, de Ynaê Lopes. Apresenta a história do Brasil a partir de uma nova perspectiva, mais ousada e mais crítica, e que mostra a forma como o racismo é de fato parte da estrutura da nossa sociedade.
Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. É um premiado livro de ficção brasileiro e um dos maiores sucessos literários dos últimos tempos. Conta a história de duas irmãs marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo.
A terra dos mil povos, de Kaká Werá Jecupé. Selecionado como um dos 200 livros para pensar o Brasil, apresenta a nossa história a partir da perspectiva da riqueza da tradição, do pensamento e da espiritualidade indígenas.
A bailarina que pintava suas sapatilhas, de Ingrid Silva. Bailarina brasileira que chegou a dançar numa companhia de balé de Nova York, Ingrid teve que pintar suas sapatilhas por 11 anos para ficarem da cor de sua pele. No livro, ela fala sobre sua trajetória de forma encorajadora voltada para a autoestima das crianças.
Projeto Querino, de Tiago Rogero. Premiado podcast que se propõe a mostrar como a História explica o Brasil de hoje e as desigualdades que ainda nos desafiam. Projeto Querino já foi ouvido por mais de 1 milhão de pessoas.
Projeto de Assis, de Arlane Gonçalves. Podcast que se propõe a discutir, em um bate-papo informal e qualificado, o tema racial de forma crítica e direcionada para a identidade das pessoas brancas brasileiras.
Medida Provisória, filme dirigido por Lázaro Ramos. No drama, o Congresso Nacional, em um futuro distópico, aprova uma medida que obriga as pessoas negras brasileiras a se mudarem para o continente africano.
Avisos importantes:
Os livros não estão incluídos na inscrição do Clube de Leitura Antirracista e devem ser adquiridos separadamente.
A realização da edição está sujeita à confirmação a partir da quantidade de inscrições recebidas.
VAGAS LIMITADAS
O Clube de Leitura Antirracista abre inscrições somente uma vez por ano.
Então, atente-se para não ficar de fora.
LOTE 1
POR APENAS
Com Dicionário Antirracista incluído.
Sem doação para bolsas sociais.
Promoção limitada e disponível exclusivamente para as pessoas pré-inscritas.
LOTE 2
POR APENAS
Com Dicionário Antirracista incluído.
Sem doação para bolsas sociais.
LOTE 3
POR APENAS
Com Dicionário Antirracista incluído.
Com doação para bolsas sociais.
AVULSO
Para você que deseja ter acesso apenas ao Dicionário Antirracista, nossa publicação exclusiva.
Disponível a partir de 20 de novembro.
Para inscrições de grupos de 5 (cinco) ou mais pessoas, favor nos contatar em contato@arlanegoncalves.com.br para acessar uma condição especial.
O Clube de Leitura Antirracista tem vagas sociais, que contemplam pessoas em situação de baixa renda com vagas e/ou com doação de livros. Caso você esteja em situação de baixa renda e deseje concorrer a estas vagas e/ou aos livros, por favor, preencha este formulário até 15 de novembro de 2023. Importante ressaltar que a inscrição no formulário não garante o acesso às vagas sociais ou à doação de livros, que são oportunidades limitadas.
GARANTIA INCONDICIONAL DE 7 DIAS
Caso se arrependa da inscrição, você tem 7 dias, a partir da assinatura, para desistir de fazer parte. Sem nenhum questionamento. Mas tem muita coisa boa para acontecer no CLA… por isso acreditamos que você vai querer participar até o final!
DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES DA EDIÇÃO 2022
Ainda está com dúvidas?
1. Quando começam as atividades do Clube de Leitura Antirracista (CLA)?
As nossas atividades da segunda edição começam dia 03/01/2024, quarta-feira. Nós fizemos assim para que todas as pessoas consigam encomendar seus livros com calma; para que consigam acessar o perfil exclusivo do Instagram e/ou o grupo exclusivo do WhatsApp; e para que consigam se inscrever com o parcelamento que acharem mais interessante. O CLA 2024 vai de janeiro a junho de 2024 (seis meses de duração).
2. Eu sou uma pessoa branca. Posso participar?
SIM! Mais do que isso, encorajamos muito que todas as pessoas brancas participem. Este Clube é feito para todas as pessoas, de todas as identidades raciais. É FEITO PARA VOCÊ. E ele é especialmente feito para todas as pessoas que desejam ser agentes de transformação nesta jornada!
3. Não sei nada ou sei muito pouco sobre a questão racial. Posso participar?
SIM! Deve! Este Clube é definitivamente para você! O CLA é um espaço seguro e sem julgamentos para ouvir e responder dúvidas – tudo sempre na base do respeito e do interesse genuíno em aprender. O CLA é também um espaço para impulsionar o aprendizado individual e fortalecer as trocas, conexões e aprendizados coletivos. Nossos Guias de Leitura, Discussões Coletivas e outros recursos estão aqui para isso!
4. Os livros estão incluídos no valor da inscrição?
Não. Os livros devem ser adquiridos, por cada pessoa inscrita, separadamente. Sugerimos buscar em livrarias físicas na sua cidade, ou em plataformas online, como Amazon, Livraria da Vila, Magazine Luiza, Mercado Livre, Estante Virtual (livros usados), dentre outras.
5. Faço parte de um grupo de 5 (cinco) ou mais pessoas que vão se inscrever. Temos alguma condição especial?
SIM! Contate-nos em contato@arlanegoncalves.com.br para compartilharmos os próximos passos e garantir, o quanto antes, as vagas do grupo.
6. Vou conseguir acompanhar a leitura?
Claro que sim! Nós dividimos a leitura dos livros em duas partes, de forma que você tenha tempo e possa ler com calma. Além disso, intercalamos os livros com os podcasts e o filme, assim o processo não fica chato, a gente explora diferentes formatos e ainda se diverte!
7. Como contribuo com as bolsas sociais e com a doação de livros?
Visando promover a maior acessibilidade possível ao CLA, nós dispomos de bolsas e de doação de livros, dedicados exclusivamente para pessoas em situação de baixa renda. Estas bolsas e doações são limitadas, e também serão direcionadas com mais cuidado para mulheres, pessoas negras e indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência. Assim, nós encorajamos muito você que tem condição e disponibilidade financeira para se inscrever no Clube com a opção de doação para bolsas sociais. A sua contribuição promoverá o acesso ao conhecimento antirracista qualificado para mais e mais pessoas!
8. Como concorro às bolsas sociais e/ou à doação de livros?
Para você que é uma pessoa em situação de baixa renda, dispomos de um formulário que pode ser preenchido até 15 de novembro de 2023 para concorrer. Estes acessos são limitados, então preencher o formulário não garante que você terá a vaga social e/ou a doação de livros. Ainda em 2023 daremos o retorno informando se você foi uma pessoa contemplada ou não.
9. Tem certificado ao final do CLA?
SIM! Depois que você consumir todo o conteúdo do Clube de Leitura Antirracista, lá na Hotmart, o certificado é gerado automaticamente.
10. Quanto tempo o conteúdo ficará disponível?
Todos os conteúdos do CLA ficarão gravados na Hotmart. Até fevereiro de 2025 você poderá acessá-los quando e quantas vezes quiser, inclusive assistindo-os e ouvindo-os repetidas vezes. Já o exemplar digital do Dicionário Antirracista, nossa publicação exclusiva, será seu para sempre.
11. Eu não tenho Instagram ou não tenho WhatsApp. Consigo acompanhar o CLA?
SIM! Os nossos canais alternativos de comunicação são: Instagram e WhatsApp. Você poderá fazer parte dos dois ou de apenas um deles, conforme preferir. Além disso, as comunicações via Newsletter e via Hotmart (nossa plataforma de conteúdo) serão sempre enviadas para todas as pessoas participantes.
13. Preciso ter participado da 1ª edição do CLA para entrar nesta?
Não! Cada edição é feita para ser uma experiência única.
13.E se eu me arrepender?
Depois de fazer a sua compra, você tem até 7 dias para cancelar o seu pedido e receber o valor integral da sua inscrição. Lembre-se de que o pedido de cancelamento deve ser feito apenas pela Hotmart.
14. Tenho outras dúvidas. Como faço?
Contate-nos através do e-mail contato@arlanegoncalves.com.br
A jornada de aprendizados antirracistas é para todas as pessoas que não se conformam com as desigualdades presentes na nossa realidade – e que querem fazer alguma coisa a respeito dela. Aprender mais sobre como funcionam as relações étnico-raciais, e como que elas impactam a nossa vida, especialmente pela voz de pessoas negras e indígenas, é o caminho para criarmos outros presente e outros futuros possíveis. Esta construção não é uma utopia. Ao contrário: ela pode sim se tornar nossa nova realidade! Ainda mais se nos comprometermos em aprender mais e em e avançar nesta jornada coletivamente!
Arlane Gonçalves